15/01/11

A Era da Abdicacao Voluntária da Esfera Privada

Nao sei se já repararam que nós, bloggers, somos vítimas da nossa própria negacao à esfera privada. Ao terminar um post e publicá-lo, somos transportados para uma página intermédia onde nos é perguntado qual o passo que desejamos seguir. Normalmente ignoro as várias janelinhas que aparecem à direita e à esquerda e clico quase que automaticamente na opcao "mostrar blog". Em resultado de umas leituras que tenho feito ultimamente sobre Scraping, hoje reparei pela primeira vez que o Google me conhece melhor do que o desejável. Senao, vejamos. Nessa mesma página inofensiva, aparece normalmente uma janela (in)discreta do lado direito onde se podem vislumbrar ofertas e publicidades. Se repararmos bem, esses anúncios nao nos oferecem algo que nao nos diz respeito, antes pelo contrário, parecem até bem personalizados. Pois bem, é isso mesmo que plataformas como Facebook e Co. fazem com os nossos dados. Nao os vendem directamente a empresas, mas disponibilizam, através de teias cibernéticas e a aplicacao de muitas cookies, os nossos comportamentos, gostos e interesses cujo rastro vamos deixando apenas por surfar a internet. Nao foi, entao, por mero acaso que os anúncios do Google de hoje me ofereciam viagens a precos atractivos para Portugal, restaurantes a apresentarem descontos na cidade onde resido, conselheiros informáticos para o caso de ter problemas com o meu PC (o que, de facto, aconteceu há umas semanas) ou sapatos Luís Onofre (sim, já cometi o erro de encomendar sapatos na net, correu mal...). 

Só espero que um dia nao me aconteca o mesmo que ao Josef K.

Sem comentários:

Enviar um comentário