15/12/10

Regresso ao passado...

Earthlings devia ser um filme obrigatório já em tenra idade. A instrucao basilar de cada cidadao, portugues ou nao, passa pela história, mas deveria indubitavelmente incluir o futuro. Este é um filme que choca, que nos abala o amago, que despoleta culpa e responsabilidade às quais ninguém é alheio. Sao as imagens da realidade, nua e crua, tal como ela é, sem Photoshop ou filtros mediáticos, sem eufemismos e plena de dureza. 
Este foi um filme que modificou a minha percepcao da existencia para sempre.

Primeira decisao: Contrariando milhares de anos de evolucao, irei aderir ao vegetarianismo por completo. Só espero que a ciencia jamais prove que vegetais e fruta sao dotados de algum tipo de consciencia.

Segunda decisao: Já que o meu estilo de vida nao me deixa ter um animal de estimacao já nascido e existente, irei de cada vez que for às compras auxiliar a associacao local de proteccao de animais. 

Hoje teria sido já o primeiro dia se nao me tivesse deparado com a seguinte questao: O que é que vegetarianos compram como alimentos para os seus animais de estimacao, principalmente quando estes sao caes e gatos? Os únicos produtos que se encontram nos supermercados standard sao compostos por outras espécies - atum (espécie em vias de extincao), galinha, perú, cordeiro, salmao (outra espécie que pelo menos já esteve em vias de extincao)... Tudo enriquecido com vitaminas e molhos que, de nome, nos fariam a nós, humanos, salivar-nos por completo. Fiquei estarrecida durante minutos a olhar para as prateleiras, prolongando a busca da seccao vegetal para pets, em vao. 
Terao gatos comido sempre peixe com sabor a gelatina? E caes uma massa que se assemelha a tudo menos a pedacos de coelho? 
Se conseguirmos educar-nos o gosto, será que a tarefa também será possível para os nossos animais de estimacao? Chegou a hora de regressar às origens...

2 comentários:

  1. Fico muito feliz que tenhas visto o Earthlings :-)

    ResponderEliminar
  2. Chama-lhe coincidencias. Ao chegar a casa de Colónia, encontro o meu namorado no sofá a comecar a ver um filme. Qual era? Earthlings...

    ResponderEliminar