30/11/10

Eliminando monóxidos...

Os nossos computadores nao sao movidos a moínhos de ventos (ainda nao!). Qualquer um que use electricidade está directamente a causar um impacto negativo sobre o meio ambiente, enquanto as fontes de energia nao forem sustentavelmente renováveis na íntegra. De acordo com um estudo do Dr. Alexander Wissner-Gross, activista do ambiente e físico na Universidade de Harvard, cada consulta de uma página na internet liberta 0,02 gramas de CO2, derivados precisamente dos gastos em electricidade associados à  utilizacao de computadores de enorme dimensao assim como servidores (que, caso nao se saiba, precisam de ser conservados a uma temperatura ambiente de 22 graus celsius). Imaginem que um blog normal chama a atencao 15.000 vezes por mes (dream on!), tal significaria que a libertacao de CO2 rondaria os 3,6 kg por ano.

"Performing two Google searches from a desktop computer can generate about the same amount of carbon dioxide as boiling a kettle for a cup of tea, according to new research.
While millions of people tap into Google without considering the environment, a typical search generates about 7g of CO2. Boiling a kettle generates about 15g."

Fui chamada à atencao sobre este facto - subjacente ao pensamento de quem tem mais do que dois neurónios, mas que pensa que está demasiado ocupado para se dedicar ao assunto - através de um amigo, que me conduziu à página da Kaufda.  Querendo tornar o nosso impacto pessoal o mais neutral possível, poderemos contribuir, através da iniciativa, para a plantacao de uma árvore. Nao há nada melhor para absorver o carbono do que este ser vivo. Ou entao o mar. O objectivo é plantar 1.000.000 árvores, por isso é juntar-se à iniciativa, por um mundo mais verde.

Espero, porém, que tenham cuidado com a escolha da espécie de árvores que plantam, para nao estragar um qualquer ecosistema local...

carbon neutral offers coupons and shopping with kaufDA.de

3 comentários:

  1. É tudo muito giro... mas a realidade é feia como tudo!!!
    O pessoal nem sequer quer saber disto, e quando sabe (ver aqui) de coisas bem piores sobre a www e poluição, caso do Facebook e Twitter o que faz? Népia... Eu cancelei, faz tempo, a minha conta no Facebook... e milagre, ainda estou VIVO!!!
    De resto a melhor solução é mesmo desligarmos a ficha e voltarmos ao antigamente pois não se vai lá a plantar árvores... infelizmente.

    ResponderEliminar
  2. A solucao nao será essa pois tornámo-nos escravos da electricidade. Nao há nada que funcione sem uma fonte de energia, seja ele o telemóvel para uso particular, o esquentador bem prático na hora do banho (quando estao 11 graus negativos lá fora) ou a máquina na sala de operacoes. A questao está (e aí dou-lhe razao que nao é a plantar árvores que lá vamos) em investir nas fontes de energia renováveis. Fiquei bastante afectada ao ler o seu post sobre o Facebook... Aliás, as práticas desta chamada rede social (que de social nada tem) tem vindo a corroer-me a consciencia e a vontade de participar em algo de tamanha dimensao. Mas estou - admito - viciada no instrumento, nao consigo evitar a obsessao pelo que os outros estao a fazer. Também nao deixa de ser uma forma de me manter em contacto com amigos que estao longe... Nao me quer mandar a tal vacina?

    ResponderEliminar
  3. Hihi... a vacina é fácil... Vontade de mudar... assim como tem vontade de ir plantar uma (ou mais) árvores (e bem) também há-de encontrar em si, se para isso estiver disposta Vontade de cancelar a conta e informa-los do motivo pelo qual tomou essa decisão.
    Quanto aos contacto com os amigos... já tem este espaço... tem o e-mail... tem tantas escolhas, que pode perfeitamente descartar aquelas que (já) sabe são ainda bem mais prejudiciais ao Planeta em que todos (Todos mesmo, não me refiro apenas aos Animais Humanos) vivemos, do que as que referi.
    Espero que tenha encontre a Vontade de, também neste caso, fazer a mudança/diferença... vai ver que realmente a vacina não dói nada...

    ResponderEliminar